COMO FUNCIONA UMA FRANQUIA? VALE A PENA INVESTIR EM UMA?

Há algumas semanas, abordando nesta coluna dicas para abrir um negócio, comentei que um dos maiores desafios para quem almeja iniciar na vida de empresário é saber se o produto ou serviço que vai ser oferecido tem mercado, ou seja, se interessa as pessoas e elas estão dispostas a compra-lo. Além disto, é necessário pensar em toda uma estratégia de divulgação e marca, para que as pessoas possam conhecer a empresa logo de início. Para quem deseja empreender mas gostaria de encurtar este caminho, investir em uma franquia é uma excelente opção.

O sistema de franquias consiste em um empreendedor (o franqueado) receber o direito de utilizar a marca em um determinado local de uma empresa já estabelecida no mercado (a franqueadora). Para isto, o franqueado investe um capital para iniciar o negócio e precisa fazer a gestão administrativa, financeira e de pessoas como qualquer outro empreendedor. A diferença é que a franqueadora lhe oferece todos os produtos e serviços já definidos a serem vendidos, suporte na escolha do ponto comercial, treinamentos em gestão e vendas e estratégias de divulgação e comercialização prontas para serem seguidas.  A grande vantagem é que como a empresa franqueadora tem experiência de atuação no mercado, existe a garantia que os produtos ou serviços que ela oferece despertam o interesse do público, além de ela ter todo um conhecimento dos procedimentos que devem ser adotados para se obter sucesso no ramo. O franqueado paga royalties a franqueadora para usufruir de todo este suporte numa relação que é vantajosa para ambos, pois a empresa franqueadora ganha além dos royalties com a expansão da marca, aumentando a abrangência territorial dos seus produtos.

As franquias vêm a cada ano se difundindo mais no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising o setor cresceu 7% em faturamento no ano de 2018, portanto bem mais que a economia do país que cresceu apenas 1,1%. Este crescimento se dá por conta da percepção de que este é um meio mais seguro de empreender (desde que o franqueado siga à risca as orientações da franqueadora), o que é comprovado em números: segundo o SEBRAE, enquanto a taxa de mortalidade das pequenas empresas com até dois anos de operação é de 23%, entre as franquias este índice é de apenas 3%! Também deu força a este crescimento a proliferação das microfranquias, que exigem um investimento de até 90 mil reais para serem abertas – hoje em dia é possível abrir uma franquia com investimento de apenas 10 mil reais sem a necessidade de um ponto comercial, ou seja, é possível trabalhar em casa.

Se você está interessado em investir em uma franquia, logicamente é necessário tomar alguns cuidados. Esta expansão do setor atraiu o interesse de muitas empresas que não têm qualidade nem experiência suficiente para se tornarem franqueadoras, mas mesmo assim passaram a oferecer este modelo sem contar com as condições necessárias para dar o devido suporte aos seus franqueados e o pior, cobrando royalties altíssimos. Uma boa rede de franquias seleciona minuciosamente seus franqueados – por isto, desconfie de franqueadoras que oferecem muitas facilidades para se entrar na rede. Franquias muito baratas também podem ser perigosas: às vezes elas divulgam uma necessidade de capital para investimento que na prática se mostra bem maior, comprometendo o negócio logo de início. No mais, antes da assinatura do contrato, a franqueadora tem a obrigação legal de fornecer ao candidato a Circular de Oferta de Franquia, documento que contém todas as informações explicativas sobre a operação da empresa e a lista de todos os franqueados com seus respectivos contatos. É importante que o interessado em abrir a franquia converse com o máximo de franqueados da rede que puder, para atestar que o que é prometido na Circular de Oferta de Franquia é efetivamente cumprido.

E é importante ressaltar que Arapongas conta com uma rede de franquias de sucesso e natural da terra: a Academia de Inglês Washington fundada aqui mesmo em 1963 começou a expandir através do sistema há poucos anos, e já conta com 50 unidades por todo o Brasil. Em 2018, na avaliação oficial da Associação Brasileira de Franchising foi considerada a 8° melhor franqueadora de Ensino de Idiomas, ficando à frente de marcas muito tradicionais dentro do segmento. Trabalhei ativamente no processo de transformação da empresa em uma rede de franquias e me orgulha muito poder ter a convicção de dizer que ela é referência em qualidade de suporte ao franqueado, graças à competência de sua valorosa diretoria e equipe.

One thought on “COMO FUNCIONA UMA FRANQUIA? VALE A PENA INVESTIR EM UMA?

  • 10 de março de 2019 em 11:50 PM
    Permalink

    Muito bom seu site / Blog. Vou continuar seguindo seus conteúdos e obrigado por compartilhar. Está me ajudando muito.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *