Quarto Montessoriano ajuda a desenvolver a autonomia das crianças

Você já ouviu falar sobre esse termo? Se não ouviu ou não sabe o que significa, mas possui crianças em casa, esse texto é para você!

Essa semana fui conversar com a pedagoga Vanessa P. Turatti sobre esse ambiente que tantas vezes projeto para os pequenos. De acordo com ela:

“O método de Maria Montessori defende que a criança é capaz de aprender de forma natural com o ambiente em que está inserida por meio do toque das mãos e experimentação com o corpo. Para isso é necessário que o meio em que vive seja adequado, repleto de estímulos com cilindros e encaixes que auxiliam no desenvolvimento motor, visão, raciocínio, associação e atenção. A criança é capaz de aprender por meio de suas descobertas e de seus próprios erros, sem a interferência de um adulto”.

Nesse aspecto, o projeto arquitetônico de interiores tem um papel fundamental, ao levar em consideração os aspectos necessários e medidas personalizadas para cada idade. A disposição de móveis em tamanhos infantis, cadeiras próprias para cada idade, cama mais baixa e uso de objetos ao alcance da mão dos pequenos podem ajudar, e muito, a familiarização com o ambiente e até mesmo o aprendizado e independência.

Caixas baixas e fáceis de arrastar para os brinquedos. Elas podem ajudar a criança até mesmo na organização, pois não precisa da ajuda de um adulto para guardar ou pegar os mesmos.
Quadro de desenho e espelhos também devem ser colocados no tamanho adequado da criança. O uso de tapetes e barras de apoio são detalhes que também precisam estar presentes em todo quarto Montessoriano.

Ainda de acordo com a pedagoga: “O quarto Montessoriano é um grande aliado no desenvolvimento da criança, pois ele prioriza sua autonomia. Os móveis e objetos do quarto são todos para o uso da criança, para que consiga sozinha escolher seus brinquedos e vestimentas. Além de poder organizar o espaço a sua maneira. Os pais podem achar que é um processo complicado, porém em pouco tempo perceberão que as crianças podem ser independentes desde cedo fazendo escolhas adequadas e conscientes reforçando seu processo de aprendizagem”.

De acordo com o crescimento da criança, essas peças podem passar por adaptações. Quadros e espelhos podem ser realocados em ponto mais alto e até mesmo a cama poderá ganhar uma base diferente. O importante é manter na criança a sensação de que o quarto foi feito para ela.

E vamos combinar que o quartinho fica ainda mais lindo com tudo em tamanho reduzido. Vamos falar mais sobre isso? Manda um e-mail pra gente!

contato@vparquitetura.com
http://vparquitetura.com/
(43)3152-2317
Rua: Pombas nº 175 – Centro
Arapongas-PR
Página no Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *