Arapongas inicia trabalho de monitorização da oximetria em população acima de 60 anos com Covid-19

Com o objetivo de detectar precocemente a hipóxia silenciosa, que é a falta de oxigênio no sangue sem se queixar de falta de ar, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta quinta-feira (17), um trabalho com os profissionais de saúde nas casas dos pacientes acima de 60 anos que testaram positivo para Covid-19.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o trabalho consiste na realização de uma visita domiciliar onde o profissional de saúde realiza um exame físico do paciente, orienta o paciente a respeito dos cuidados que esses devem ter e, sobre a importância do monitoramento do nível de oxigênio no sangue durante este período.

O paciente recebe um aparelho chamado oxímetro para que ele possa realizar este monitoramento e caso houver alguma alteração nos níveis de oxigênio no sangue o paciente poderá procurar o Pronto Atendimento mais próximo ou ligar para o SAMU.

O secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, que esta é mais uma ação importante frente às ações de combate ao coronavírus. “A Covid-19 afeta mais os jovens, mas, a mortalidade é maior nos idosos e este trabalho dará ainda mais segurança aos pacientes idosos com Covid-19 que estão sendo monitorados pelos nossos profissionais”, afirma.

O município e Arapongas havia adquirido oxímetros no início do ano e recentemente também recebeu doação pelo projeto “Todos pela Saúde”. Atualmente todas as Unidades de Saúde municipais possuem oxímetros e este projeto. A ação vai de encontro com a campanha Alert(ar) promovida pelo Instituto Estáter e a Sociedade Brasileira de Infectologia de conscientização sobre hipóxia silenciosa.

O Paraná foi o primeiro Estado que integrou tal campanha, tendo recebido 5.731 unidades de oxímetros pelo Projeto “Todos pela saúde”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *