CORONAVÍRUS: Após anúncio da primeira morte comércio de Arapongas pode voltar a fechar

No final da tarde desta segunda-feira (13) a Secretaria de Saúde de Arapongas anunciou a primeira morte provocada pelo vírus Covid-19, também conhecido como coronavírus. A vítima é um senhor de 79 anos que estava internado desde o dia 08 deste mês e não apresentou tenho tipo de comorbidade que pudesse agravar a infecção.

A notícia pode reverter a permissão de reabertura do comércio local que voltou as atividades na data de hoje. Apesar do retorno com várias ressalvas para o funcionamento a informação pode fazer com que os comerciantes voltem a baixar as portas. É o que afirmou o Secretário de Saúde, Moacir Paludetto Júnior, em entrevista ao O Comuniqueiro.

Avenida Arapongas ficou movimentada com a reabertura do comércio. (Foto: Carol Flores/ O Comuniqueiro)

“Estamos realizando um monitoramento minucioso. Se o número de casos aumentar e se a população não colaborar seguindo o protocolo de segurança vamos fechar novamente o comércio como prevê o decreto municipal Nº 208/20, de 10 de abril de 2020 “, explicou Paludetto.

Comércio preparado

Depois de três semanas com as portas fechadas o comércio de Arapongas voltou a funcionar nesta segunda-feira (13).

Os comerciantes ainda estão se adaptando as exigências da Secretária de Saúde e Vigilância Sanitária que estabeleceu algumas medidas que devem ser seguidas como:

Funcionários do comércio utilizam máscara de proteção no retorno das atividades (Foto: Carol Flores/ O Comuniqueiro)
  • Todos os funcionários e clientes devem utilizar máscara de proteção,
  • O álcool 70 deve estar a disposição de todos,
  • Deve haver distanciamento entre as pessoas no local,
  • Proibição da presença crianças de até 12 anos e pessoas com mais de 60 anos,
  • Proibição de portadores de comorbidade e gestante,
  • Tapete umedecido com água sanitária na porta do estabelecimento.

O gerente Maycon Alivieri, que administra uma loja com oito funcionários, comemorou o retorno das atividades. Ele conta que a empresa está preocupada em cumprir todas as exigências a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária.

“Poder voltar as atividades é algo positivo para o comércio, e é claro, temos trabalhar com a consciência de executar todas as medidas de proteção sem colocar nossos colaboradores e clientes em risco”, explicou o gerente que destacou ainda que os funcionários estão se revezando em turnos de 4 horas.

Já a gerente Amália Cocato, conta que a loja que administra está com horário de funcionamento diferenciado para tentar proteger os funcionários e colaboradores do Covid-19. A empresa está trabalhando das 10hrs às 16hrs.

“Reduzimos o horário de trabalho para a segurança dos nossos colaboradores e cliente”, afirma a gerente que ainda diz já perceber uma mudança de comportamento dos clientes e funcionários que já estão se adaptando a utilização da máscara de proteção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *