Cáritas Diocesana de Apucarana realiza campanhas para atender famílias vulneráreis

Neste tempo de pandemia do novo Coronavírus, tem aumentado o número de pessoas que necessitam de ajuda para sobreviver e viver com dignidade.  Preocupada com os pobres, vulneráveis e excluídos, independente de raça ou religião, a Cáritas Diocesana de Apucarana está com várias campanhas em andamento para ajudar as famílias de nossa região.

Segundo a coordenadora Ariclê Weckerlin Freire, o presidente da Cáritas Diocesana de Apucarana, Bispo Carlos José de Oliveira, vem acompanhando e encorajando a realizarmos ações diante desta crise. “Há pelo menos 20 dias, já estamos realizando campanhas de arrecadações, atendimento à imigrantes e refugiados, ajudando famílias carentes e pessoas de situação de rua em Arapongas e região”, explica Ariclê.

“Nossas ações no momento são, Campanha de doação de Materiais de limpeza e de higiene pessoal, cuja a coleta está sendo realizada nos supermercados, tanto de Arapongas, como de Apucarana, e a Campanha das Máscaras de proteção, que são trocadas por alimentos, materiais de limpeza e higiene pessoal”, explica a coordenadora.

Ariclê explica várias famílias já estão sendo assistas pelas equipes e que a Igreja como comunidade deve praticar o amor. “O Papa Francisco diz que, “uma igreja sem caridade não existe”. A Cáritas toma posse desta missão da Igreja e presta um serviço para à comunidade,” cometa Ariclê.

Outro trabalho desenvolvido é o da disponibilidade dos agentes cáritas em ajudar todos que precisarem de esclarecimentos e ajuda para o recebimento do “Auxílio Emergencial de R$ 600,00” oferecido pelo governo, especialmente auxiliando os migrantes e refugiados, por não entenderem o nosso idioma.

“O trabalho da Cáritas vai além destas ações emergenciais. Estamos diante de um tempo inédito, por isso vamos todos participar desta onda de caridade para ajudar aqueles que estão passando por várias dificuldades. Nossos irmãos carentes precisam da nossa ajuda”, finaliza a coordenadora.

Quem quiser ajudar pode deixar as doações nas caixas do supermercados em Arapongas e Apucarana. A coordenação pede que priorizem a doação de materiais de limpeza e higiene pessoal, mas qualquer doação será muito bem vinda.

Junto com a CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início neste domingo (12) a Ação Solidária Emergencial da Igreja no Brasil, uma ação nacional que tem como lema ‘É tempo de cuidar’ para estimular a solidariedade, a começar pela arrecadação de alimentos, produtos de higiene e limpeza. Além de incentivar a ajuda material às pessoas, também quer promover o cuidado no campo religioso, humano e emocional. Assim, a CNBB se une a diversas campanhas e projetos de solidariedade que já estão em curso pelo país.

A Cáritas Brasileira, organismo da CNBB, está atuando para orientar arquidioceses, dioceses, paróquias e comunidades a respeito dos protocolos de segurança para que as doações sejam recebidas e entregues de maneira adequada às pessoas e famílias necessitadas, neste momento de risco de contaminação pelo coronavírus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *