Alunos fazem pedidos simples para o Dia das Crianças e emocionam
O que você quer ganhar neste Dia das Crianças? Esta pergunta foi feita aos alunos do 5º ano do ensino fundamental da escola EE Síria Marques da Silva, de Belo Horizonte, para a campanha do Dia das Crianças.
O brilhinho nos olhos delas ao escrever o pedido é de fazer a gente se derreter de amor. Porém, a professora Sheila Patrick Ribeiro da Silva, idealizadora da campanha foi surpreendida ao receber os pedidos. Eram pedidos simples e cheios de esperança.
Era uma mochila com material escolar, uma cesta de chocolate, um tênis, uma bola, até uma tela para pintar.
“Você pode achar que sou boba, mas faço de tudo por eles”, disse a professora toda emocionada.
A campanha surgiu durante uma conversa dela com a nossa equipe. Ao questionar se poderia divulgar os pequenos desejos das crianças, abraçamos a causa!
Nós também não esperávamos que os pedidos viriam tão cheios de emoção pela simplicidade deles! Cada pedido era um “engolir seco” que dava na gente, sabe?
A realidade das crianças
A professora relatou que os alunos são de comunidade carente e que, infelizmente, muitos que chegaram ao 5º anos do ensino fundamental não-alfabetizados ou semi-alfabetizados. São crianças entre os 10 e 12 anos.
Segundo a professora, a escola para alguns é a fonte de comida do dia, eles moram no bairro Jardim Leblon, zona norte de BH.
“Diversos motivos já consegui diagnosticar a razão para tal analfabetismo funcional e esta violência: mães arrimos de família (pais presos ou assassinados), famílias omissas, falta de alimento, famílias numerosas. Muito triste. Eu faço tudo por eles”, disse.
Ela relatou também que esta é uma turma especial e que exige muito dela. “Quero crer que consigo fazer a diferença na vida deles. Tenho sim a noção do quanto a vida deles é dura, o quanto eles precisam se desdobrar emocionalmente para estarem vivos.” (Com informações Razões para Acreditar).