APLICAR NA POUPANÇA VALE A PENA?

Semana passada a coluna falou sobre a diminuição da Taxa Selic para 6% ao ano, o menor nível da sua história, e como isto afeta a nossa vida cotidiana. Na coluna em questão centralizamos o assunto na questão de como a Selic afeta as taxas de juros praticadas no mercado para financiamentos, cheque especial, cartão de crédito, etc. Hoje trataremos de outra consequência que a diminuição da Selic provoca nas nossas finanças pessoais: ela afeta diretamente o rendimento das aplicações financeiras.

O que as pessoas mais me perguntam é como conseguir economizar dinheiro. A segunda pergunta que eu mais escuto é como fazer este dinheiro poupado render mais. Muita gente tem a ilusão de que é fácil conseguir rendimentos espetaculares simplesmente jogando dinheiro em uma aplicação. É uma ideia falsa, e em épocas de Taxa Selic baixa esta possibilidade é ainda mais irreal. Logicamente se faz muito importante aplicar o que se economiza – não se pode esquecer que dinheiro parado perde valor – mas deve-se ter a consciência que o rendimento obtido por qualquer aplicação financeira será relevante devido ao tempo em que se mantém este dinheiro investido, ou seja, não se pode pensar que uma aplicação enriquecerá alguém instantaneamente.

Mas como a Taxa Selic afeta os investimentos nestas aplicações? Vamos pensar no investimento mais fácil de fazer e com menor risco existente: a caderneta de poupança. O rendimento dela é determinado como sendo 70% da Taxa Selic. Logo, a diminuição desta taxa provoca uma queda também no rendimento da poupança. Já falamos várias vezes na coluna sobre o Tesouro Direto, que é uma aplicação que gera ganhos maiores do que a poupança e também tem baixíssimo risco, além de permitir o resgate do dinheiro a qualquer momento. Para aplicar no Tesouro Direto, você pode optar por diferentes tipos de títulos. Eu sempre recomendo para quem está entrando na modalidade iniciar pelo Tesouro Selic pois ele tem o rendimento mais fácil de acompanhar: como diz o nome, ele segue exatamente o nível da Taxa Selic (o rendimento líquido não será igual a taxa, pois é cobrado imposto de renda sobre os ganhos dos títulos do Tesouro Direto. Mesmo com este desconto, é uma aplicação que compensa mais do que a poupança).

A diminuição da Taxa Selic automaticamente, portanto, diminui também o rendimento do Tesouro Selic. Neste caso existe o risco de em um eventual crescimento da inflação (embora atualmente ela esteja bem controlada, o que motivou inclusive a diminuição da Selic) o dinheiro aplicado perder valor. Neste panorama, passa a ser mais vantajoso aplicar no Tesouro IPCA, cujo rendimento sempre acompanhará o índice de inflação. Por exemplo, no caso de um título do Tesouro IPCA que tenha rendimento de 3% ao ano, se a inflação no período da aplicação tiver sido de 5% o ganho com este investimento será de 8% (3% mais 5% da inflação).

Todos estes casos se referem a investimentos em renda fixa. Em períodos de queda da Taxa Selic muita gente se sente encorajada a partir para investimentos em renda variável como as ações de empresas listadas na Bolsa de Valores. Este tipo de investimento é o único que realmente permite grandes ganhos em pouco tempo, mas envolve um risco gigante pela sua imprevisibilidade. Uma ação pode se valorizar extraordinariamente em um dia e cair mais extraordinariamente ainda no dia seguinte. Para quem pensa em apostar neste tipo de investimento, eu recomendo muita cautela. Primeiro, é necessário ter uma reserva de emergência já bem consolidada aplicada na renda fixa – é muito arriscado jogar todos os recursos em ações porque em um movimento inesperado do mercado você pode perder tudo. Em segundo lugar desconfie de qualquer corretora ou agente de investimentos que garanta retornos exorbitantes – ninguém pode prometer ganhos neste mercado e rendimentos obtidos no passado não são garantia que o mesmo rendimento se repetirá no futuro. Há muitas instituições sérias que orientam quem quer começar a fazer estas aplicações através de estudos bem embasados em critérios técnicos e dão suporte em como operar da melhor maneira. Caso queira entrar neste jogo, cheque bem a reputação da instituição escolhida para fazer esta intermediação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *