Escola Rural de Arapongas expõe projeto em Feira de Ciência da UFPR
A Escola Rural Municipal Duque de Caxias, de Arapongas participou do III Vale da Ciência no Campus Avançado da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de Jandaia do Sul, através da exposição do Projeto “Ética e Meio Ambiente, Seja Consciente”.
A atividade aconteceu no último dia 16 e se deu por intermédio de convite da professora Bárbara Cândido Braz, integrante do colegiado de Licenciatura em Ciências Exatas da UFPR e por indicação do Núcleo Regional de Ensino, pelo fato do projeto da Escola ter se destacado em vários níveis.
A Feira faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia desenvolvida pela UFPR Campus de Jandaia do Sul, sob coordenação do professor Raimundo Alberto Tostes e conta com palestras, concurso de fotografia, exposição didática entre outras atrações.
A diretora da Escola, Lania Cristina Belançon Paucic acrescenta que a exposição teve o acompanhamento das professoras responsáveis pelo projeto, Sandra Cristina de Oliveira e Eliana Anklan Resende e das assessoras de robótica, Luciana de Brito de Oliveira e Nilza de Cássia Silva Semeão.
Sobre a experiência, a diretora ressaltou que a acolhida foi muito boa e a Escola só tem a agradecer pelo convite, onde além da chance de expor seu projeto, a comunidade escolar também teve a oportunidade de conhecer e participar de algumas atrações do evento, como jogo de minigolfe, jogos matemáticos e tênis de mesa, entre outros.
A Escola também recebeu um certificado de participação no III Vale da Ciência.
O Projeto
O Projeto “Ética e Meio Ambiente – Seja Consciente” tem por objetivo trabalhar a ética em diversas situações da vida, para que os alunos percebam a importância de um ambiente saudável e agradável, seja no convívio social, no trabalho, no meio rural ou na cidade.
Entre as ações realizadas neste ano constam visitas ao prefeito, Sanepar, ExpoLondrina e Assentamento Dorcelina Folador, encontros com representantes do Sindicato Rural, Concurso de Desenho sobre o tema, Feira de Ciências e uma Pernada Esportiva, além de reuniões periódicas com os pais dos alunos, para informar sobre o andamento dos trabalhos.