Você sabe a diferença entre arquiteto e engenheiro?

Estou acostumada a ouvir a seguinte pergunta: Você pode assinar o projeto? Muitas vezes falta um entendimento exato sobre o papel do arquiteto e do engenheiro em uma construção.

Perante a lei nacional os dois profissionais podem assinar todos os projetos exigidos pela prefeitura para uma construção de casa, por exemplo. O que não significa que é o ideal. Se você sentir dores de cabeça constantes provavelmente vai procurar o neurologista não vai? Porque é o profissional especialista nessa área. Ninguém procura o cardiologista para fazer uma tomografia (apesar de ele poder requisitar tal exame).

Simplificando a pergunta inicial, a diferença está em especialidades. Enquanto o arquiteto possui a maior parte da carga horária na faculdade voltada para aprendizagem do projeto arquitetônico, o engenheiro possui a maior parte da carga horária voltada ao aprendizado de estrutura e sistemas construtivos.

Isso significa que arquiteto não é aquele que vai dar um “tapa” na sua fachada, ele é o profissional que você vai procurar para colocar os seus gostos e necessidades no papel. O arquiteto vai definir fluxo, função, tamanhos de espaços, volumetria da casa, tipologia e acabamentos. Tudo isso levando em conta várias diretrizes e condicionantes que facilitarão o uso do espaço.

Nesta etapa ele vai definir qual o tipo de concreto, ferro, quantidade, espessuras e demais necessidades para que aquela volumetria tenha estabilidade e seja construída. Vai também definir tubulações e encanamentos para que tudo funcione da melhor forma possível. Lembro, que quando falamos de parte elétrica é importante ainda colocar outro profissional no debate, o engenheiro eletricista.

Dividir as áreas facilita em muitos aspectos uma construção, até mesmo para os profissionais contratados.
Na próxima coluna falaremos sobre projeto de interiores e suas possibilidades!

arquiteturavp@gmail.com

(43)3152-2317
Rua: Pombas nº 175 – Centro
Arapongas-PR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *