Ativista pelos direitos de diabéticos, nutricionista de Arapongas lança livro neste sábado na Bienal;

A nutricionista, de Arapongas, Fernanda Cristina Carrasco Bela Brizzi, lança neste sábado, dia 4 de agosto, o livro “Cartilha Meu Filho Tipo 1” na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Obra é baseada no ativismo da araponguense em garantir direitos básicos ao filho, Enzo, diagnostico com 1 ano e 11 meses com diabetes, tipo 1.

Desde, então, a luta não é só pelo filho, mas ganhou uma nova dimensão, ultrapassando os laços familiares. Um exemplo do ativismo ocorreu há cinco anos. Em agosto de 2013, um projeto de lei, encabeçado por Fernanda, com apoio de lideranças e, de maneira geral, da comunidade araponguense, pedia que houvesse a obrigatoriedade do teste de glicemia no protocolo de atendimentos médicos de urgência e emergência no município de Arapongas.

Quatro meses depois, o projeto foi sancionado.  Desde 27 de novembro, em Arapongas, é lei (4.170) está instituída nas unidades de pronto atendimento médico no município a obrigatoriedade de realização de teste de glicemia capilar.

A legislação é pioneira no Brasil e tem levado a araponguense, inclusive, para outros países para abordar o assunto. Recentemente, ela esteve em Dublin, na Irlanda, para palestrar sobre o tema.

Além das palestras, Fernanda participa de grupos na internet para auxiliar outras mães, além de postar dicas de como lidar com a diabetes, tipo 1.

Cartilha Meu Filho Tipo 1

A cartilha, como é denominada a obra, é baseada nos primeiros anos da família após receber o diagnóstico de Enzo. Nela são revelados os desafios de readequar a rotina não de Enzo, mas também dos pais, para garantirem uma vida saudável e de qualidade ao garoto.

A página no Facebook é esta: https://www.facebook.com/meufilhotipo1/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *