O QUE SÃO AÇÕES E COMO INVESTIR NELAS?

Você com certeza já viu em algum programa jornalístico da televisão o apresentador anunciar o fechamento do Índice Bovespa (Ibovespa) do dia: “caiu tantos por cento, subiu tantos por cento”. Também, com certeza, já associou o termo bolsa de valores a um bando de pessoas engravatadas, com celulares na mão e gritando sem parar. O mercado de ações está muito presente em nosso cotidiano, pelos noticiários ou pelos seus reflexos na economia, mas você sabe como ele funciona? E que qualquer pessoa pode se tornar um investidor deste mercado?

Uma empresa que se vê na necessidade de obter mais recursos para crescer, entrar em novos mercados ou desenvolver um novo produto, por exemplo, pode optar por conseguir este dinheiro através de uma abertura de capital. Na prática, ela está oferecendo a possibilidade de qualquer pessoa que acredite na capacidade desta empresa gerar bons resultados no futuro investir dinheiro neste negócio. Para realizar este investimento, as pessoas compram ações desta empresa.  Uma ação é um título que dá direito a quem o compra (o acionista) de participar dos resultados do negócio. Na prática, o acionista se torna sócio da empresa, afinal ele realiza um investimento esperando que este capital investido tenha retorno no futuro.

E como acontece o retorno deste capital? As ações são vendidas e compradas nas bolsas de valores. Quando uma empresa tem administração sólida, é transparente na divulgação de seus projetos e resultados financeiros, e se mostra lucrativa, muitas pessoas irão querer comprar ações desta companhia. Com a alta procura, o preço das ações desta empresa irá subir. Se você comprou uma ação por 100 reais e o preço desta ação subir 10%, você poderá vender esta ação por 110, ou seja, com 10 reais de lucro por ação. Muitas companhias de capital aberto também pagam periodicamente aos acionistas uma participação nos seus lucros, os chamados dividendos. Quando ouvimos falar em valor de mercado de uma empresa, isto nada mais é do que a multiplicação do número de ações emitidas por uma empresa pelo valor destas ações. Por exemplo, uma empresa que tem 1.000 ações em circulação no mercado, com cada uma das ações valendo 100 reais terá um valor de mercado de cem mil reais (1.000 ações X 100 reais = 100.000 reais). Como as negociações de compra e venda de ações nas bolsas de valores (os chamados pregões) ocorrem diariamente, o valor de mercado das empresas também muda diariamente. O Índice Bovespa corresponde ao valor de mercado somado das empresas com ações mais negociadas na Bovespa, a principal bolsa de valores do Brasil. É por isto que sua divulgação é diária.

Como já citado, qualquer pessoa pode investir em ações. Para isto é necessário procurar uma corretora autorizada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) para intermediar estes investimentos. São os funcionários destas corretoras que participam dos pregões nas bolsas de valores, executando as ordens de compra e venda dos seus clientes. Antes de investir, entretanto, você deve fazer uma análise cuidadosa se suporta a pressão deste mercado. Ações podem proporcionar um retorno extremamente maior do que qualquer investimento de renda fixa, como Caderneta de Poupança e Tesouro Direto. Diferente destas modalidades, entretanto, um acionista está sempre sujeito a grandes riscos. O preço das ações pode cair a qualquer notícia de oscilação do negócio ou mesmo por causa de movimentos imprevistos da economia do país. A incerteza de quem vai ser o próximo presidente, por exemplo, afeta bastante o preço das ações de algumas companhias, como a Petrobrás. Pode acontecer de o investidor comprar uma ação por 100 reais, no outro dia ela estar valendo 120, e no dia seguinte ela cair para 110 reais. No caso, ele continua ganhando com a ação, mas muitos não têm “sangue-frio” para suportar uma queda assim e acabam se assustando e desistindo do investimento.

Para investir em ações é necessário escolher companhias sólidas, com um bom histórico que provem que elas são resistentes aos movimentos da economia do país. Recomenda-se manter estes investimentos por muito tempo, procurando não se assustar com eventuais quedas que possam ocorrer no meio do caminho. Quem investiu em ações da Companhia Vale do Rio Doce no dia 19 de Julho de 2013, por exemplo, teve um retorno de 57% até o dia 19 de Julho de 2018. Se diante destas informações você acha que tem o perfil para investir neste mercado, procure uma boa corretora, mas tome o cuidado de jamais investir todo o seu patrimônio em ações. Boa sorte e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *